Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Aleph – Paulo Coelho

"[...] O pequeno Aleph sempre aparece por acaso. Você está andando em uma rua, ou senta-se em determinado lugar, e de repente o Universo inteiro está ali. A primeira coisa que surge é uma imensa vontade de chorar, não de tristeza, nem de alegria, mas de emoção. Você sabe que está compreendendo algo, mesmo que não consiga explicar sequer para si mesma.

[...] - A segunda coisa é o Grande Aleph. Ocorre quando duas pessoas ou mais pessoas que tem algum tipo de afinidade muito grande se encontram por acaso no pequeno Aleph. Essas duas energias diferentes se completam e formam uma reação em cadeia. Essas duas energias...

Não sei se devo ir além, mas é inútil. Hilal completa a frase.

- São o polo positivo e o negativo de qualquer bateria, o que faz acender a lâmpada. Elas se transformam na mesma luz. [...] O segundo é também aquele que é provocado também por acaso quando duas pessoas que o Destino escolheu para uma missão específica se encontram no lugar certo.

- O que quer dizer com lugar certo? – pergunto.

- Quero dizer que duas pessoas podem viver a vida inteira juntas, trabalhar juntas, ou então podem se encontrar apenas uma vez, e se despedir para sempre por que não passaram pelo ponto físico que faz jorrar de maneira descontrolada aquilo que as uniu neste mundo. Ou seja, se afastam sem entender direito o que as aproximou. Mas, se Deus assim deseja, aqueles que uma vez conheceram o amor voltam a se reencontrar. [...] O famoso amor à primeira vista.

- Que por sua vez não é "à primeira vista", mas está ligado a toda uma série de coisas que já ocorreram no passado. Isso não quer dizer que TODO encontro seja relacionado ao amor romântico. A maioria deles ocorre porque existem coisas que não foram ainda resolvidas, e precisamos de uma nova encarnação para colocar no devido lugar aquilo que foi interrompido".


 

- Páginas 97, 98, 99.


 

Percebo agora, um pouco surpresa, que sei exatamente do que se trata.

Você também vê?

Um comentário:

  1. Apesar do pessoal não gostar muito de Paulo Coelho - aqui no Brasil, digo - eu gosto pra caramba. Quer dizer, ele não tem uma qualidade literária excelente, mas o que ele escreve toca a alma. Eu compreendo.
    Ainda não li esse livro, mas tenho vontade de lê-lo.
    E vontade de enviar esse trecho pra algumas pessoas. Coisa linda de meu Deus isso.

    Kissu ;*

    ResponderExcluir