Translate

domingo, 1 de maio de 2011

A metafisica do Tudo


Como explicar o que o "tudo" significa?
O tudo pra mim eh simplesmente tudo. Claro que o tudo precisa do nada para que se seja tudo, assim como o nada para que possa existir precisa do tudo... Mas não entremos em complexidades. Preciso falar sobre a metafisica do tudo.
Não sei explicar direito, mas creio que o tudo se inicia exatamente a partir do nada. Tornar-me repetitiva e apenas uma consequencia de tal assunto, mas não posso evitar de fazê-lo.

O tudo sou eu.

O tudo esta em mim.


E como explicar isso? Não faço ideia. So sei que sinto o tudo em mim.
Intenso, forte, impulsivo, pacifico. E entao percebo que o nada também esta em mim. Apenas o nada, o silencio, o vácuo. Aquele velho vácuo.
E o vácuo se enche com o demasiado tudo.
E o ciclo volta, de novo e de novo mais uma vez.

"Trinta raios convergentes no centro
Tem um roda,
Mas somente os vacuos entre os raios
Eh que facultam seu movimento.
O oleiro faz um vaso, manipulando a argila,
Mas e o oco do vaso que lhe da utilidade.
Paredes são portas com massas e janelas,
Mas somente o vácuo entre as massas
Lhes da utilidade -
Assim são as coisas físicas,
Que parecem ser o principal,
Mas o seu valor esta no metafisico."

Trecho retirado do livro Tao Te Ching de Lao-Tse

Nenhum comentário:

Postar um comentário