Translate

sábado, 26 de março de 2011

Perto do Coracao Selvagem

[...]"Quando me surpreendo ao fundo do espelho, assusto-me. Mal posso acreditar que tenho limites, que sou recortada e definida. Sinto-me espalhada no ar, pensando dentro das criaturas, vivendo nas coisas alem de mim mesma. Quando me surpreendo ao espelho não me assusto porque me ache feia ou bonita. É que me descubro de outra qualidade. Depois de não me ver ha muito quase esqueço que sou humana, esqueço meu passado e sou com a mesma libertação de fim e de consciência quanto uma coisa apenas viva. Também me surpreende, os olhos abertos para o espelho pálido, de que haja tanta coisa em mim alem do conhecido, tanta coisa sempre silenciosa. Por que calada? Essas curvas sob a blusa vivem impunemente? Por que caladas? Minha boca, meio infantil, tão certa de seu destino, continua igual a si mesma apesar de minha distração total. As vezes, a minha descoberta, segue-se o amor por mim mesma, um olhar constante ao espelho, um sorriso de compreensão para os que me fitam. Período de interrogação ao meu corpo, de gula, de sono, de amplos passeios ao ar livre. Ate que uma frase, um olhar - como o espelho - relembram-me surpresa outros segredos, os que me tornam ilimitada. [...] Sem viver coisas eu não encontrarei a vida, por? Mas, mesmo assim, na solitude branca e ilimitada onde caio, ainda estou presa entre montanhas fechadas. Presa, presa. Onde esta a imaginação? Ando sobre trilhos invisíveis. Prisão, liberdade. São essas as palavras que me ocorrem. No entanto não são as verdadeiras, únicas e insubstituíveis, sinto-o. Liberdade é pouco. O
que desejo ainda não tem nome."

____________________________________________________________________________________________________________

[...]"Ele olhou a severo:

- Que você não saiba qual o maior homem da atualidade apesar de conhecer muitos deles, esta bem... Mas que você não saiba o que você mesma sente, é o que me desagrada.

Olhou-o aflita:

- Olhe, a coisa de que eu mais gosto no mundo... eu sito aqui dentro, assim se abrindo... Quase, quase posso dizer o que é mas não posso...

- Tente explicar, disse ele de sobrancelhas franzidas.

- É como uma coisa que vai ser... É como...

- É como?... - inclinou-se ele, exigindo serio.

- É como uma vontade de respirar muito, mas também o medo... Não sei... Não sei, quase dói. É tudo... É tudo.

- Tudo?... - estranhou o professor.

Ela assentiu com a cabeça, emocionada, misteriosa, intensa: tudo... "


 

- Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário