Translate

segunda-feira, 28 de março de 2011

Titanic e Icebergs


Cubos de gelo derretem com a minima elevacao da temperatura.

Icebergs nao. Tanto e que o titanic esta afundado como prova viva (ou melhor, prova inanimada) de que icebergs nao sao as coisas mais amaveis que se pode encontrar.

Mas o que diabos isso tem a ver com o que eu ia escrever? Ah, sim. Infortunios.
Eles estao presos na minha alma, em cada passo que eu dou, em cada olhar, em cada respiracao. Podem estar menos frequentes, mas continuam la. Sempre a espreita da melhor oportunidade. Bem, eles resolveram dar o ar de sua graca. Entretanto, eu ja estou tao, mas tao acostumada com essas coisas, que tudo vira uma grande comedia digna de oscar. Serio. Nao me abalam. Mas merecem as minhas ironias.

Infortunios tao irritantes e descarados. Infotunios que me atrasam, mas nao me param.

Deus, sera que eu estou ficando maluca? Falando sozinha, dando o maior exemplo de autismo.

"Pessoas perturbadas costumam ser otimas escritoras."

J.K. Rowlling era perturbada? Stephan King era perturbado? Paulo Coelho era perturbado? Anne Rice era perturbada?

Nao, nao eram. ELES SAO.

Acho que meu futuro esta garantido entao.

Mas e quanto ao Titanic? Nao sei por que diabos escrevi isso no titulo, mas ja que o fiz, vamos falar sobre ele.

Aquele lindo, adoravel navio. Ou talvez falemos sobre o filme. Jack e Rose.

Rose e um belo nome. A historia, embora um pouco forcada, consegue prender minha atencao. Oh, eu escreveria livros e livros com romances como o de Titanic. Tenho tudo a ver com aquela coisa melosa do mocinho bonitinho e a menina burguesa-vou-me-matar que sempre acaba se dando bem no final.

Minto.

Jamais escreveria algo parecido com isso.

Mas se tivesse que contar a historia do Titanic de algum ponto de vista, falaria sob a perspectiva do Iceberg.

Pobre, inanimado, frio, solitario Iceberg. Enquanto o vemos como vilao, ele nos ve como malucos. O que, afinal, ele fez? Absolutamente nada. Nada. E ainda o culpamos exatamente por isso. Como se ele fosse capaz de se mecher.
Ah, claro. Nao podiamos aceitar que o Iceberg nao teve culpa, por que sem a culpa no pobre do Iceberg teriamos que culpar o inutil do homem que estava lidando com o navio. Por que nao podemos dizer que o pobre imbecil era um incopetente miope, ao inves de culparmos a pobre pedrinha?

Humanos me deixam tao confusa!

Mas eu sinceramente, sinto pena do Iceberg por ter sido o unico inocente dessa historia toda.

E por essa razao, valeria a pena escrever sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário