Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fé oriental X Fé ocidental

Gostaria de fazer um breve esclarecimento a cerca do que supostamente foi lido no ultimo texto que postei sobre o consumo de carne. Primeiramente, não estou dispondo de esclarecimentos a cerca do vegetarianismo em si, mas da crença que a autora do livro se utilizou para basear seus argumentos.

Como todo bom ocidental cristão deve estar farto de saber, nós fomos ensinados a ter uma fé "cega", tanto pela nossa bíblia quanto pela igreja católica. Não foi criada nenhuma espécie de lei ou requerimento prévio de questionamento dos dogmas católicos, bem como quaisquer dúvidas a cerca de Deus. Sabemos que aqueles que assim procedem é porque são "homens de pouca fé" e assim o fazem por não terem se entregado de corpo e alma a Cristo, etc.
O fato é que, assim como eu, a grande maioria de ocidentais segue e acredita nessa tese por que faz parte da nossa cultura, faz parte de todo nosso ensinamento bíblico, de todo nosso escasso conhecimento católico e de tudo que não pode ser questionado no mundo. Sabemos que Deus queria que estudássemos e conhecêssemos a ele, mas somos "proibidos" de duvidar de sua existencia ou de questionar seus poderes, uma vez que nossa fé deve ser inabálavel e inquestionável.

Entretanto, na cultura oriental a coisa é um pouquinho diferente. As pessoas lá acreditam que Deus não é um ser simplesmente "inatingível e superior" a nós. Para eles, Deus está dentro de nós, Deus é "nós". E a partir desse conceito, temos que buscá-lo, temos que questioná-lo, estudá-lo, alcançá-lo na medida do possível. É como se no nosso auto-conhecimento, acábassemos por acabar conhecendo a Deus também porque logicamente Ele reside em nós.
Por esse motivo, podemos perceber a clara audácia de Ching Hai wu Shang Shih (sim, esse é o nome dela) ao dizer coisas da mesma espécie de "Por que então deveríamos adorar a Deus com fé cega?" ou " Temos o direito de exigir que Deus se apresente a nós e se faça conhecer". Não há nenhum satanismo escondido nas palavras da autora - a não ser que chineses, indianos, japoneses, etc. , tenham se tornado satanistas em uníssuno - sendo assim uma amostra unicamente de diferença cultural e, consequentemente, religiosa.

Sem mais delongas.

Um comentário:

  1. Baah fiquei muito feliz em ver que enxerga isso *-*

    P.S.: "Entretanto, na cultura oriental a coisa é um pouquinho diferente. As pessoas lá acreditam que Deus não é um ser simplesmente "inatingível e superior" a nós. Para eles, Deus está dentro de nós, Deus é "nós". E a partir desse conceito, temos que buscá-lo, temos que questioná-lo, estudá-lo, alcançá-lo na medida do possível. É como se no nosso auto-conhecimento, acábassemos por acabar conhecendo a Deus também porque logicamente Ele reside em nós."

    > Tu sabe que no cristianismo fala-se a mesma coisa né? Tirando é claro a parte do questioná-lo o resto é equivalente ;D

    > O que eu quero dizer: Em todos os cantos do mundo(nosso mundo) existem milhares de crenças e religiões, mas todas elas possuem coisas em comum ;) e mais, pensar que a TUA religião é a verdade total não é um tanto quanto ... medíocre e cego?

    ResponderExcluir