Translate

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Misantropia X Filantropia


Eu tava pensando em muitas coisas sobre as quais queria escrever aqui, ja que eu SEMPRE acabo achando algo pra escrever quando entro nesse blog, e me lembrei que andei pesquisando sobre o que era um ser Misantropo. No decorrer do estudo, eu acabei me identificando com muitas das caracteristicas desses supostos "odiadores da humanidade" e levei em consideracao o fato de que talvez fizesse parte disso.

Entretanto, me deparei com um artigo relacionado a Misantropia, que de nada tem a ver com que eu havia acabado de ler.

A filantropia. Antonimo de misantropia, filantropia tem como significado, o ato de amar a humanidade.Pessoas consideradas filantropas, sao aquelas que tem por costume ajudar instituicoes de caridade, doar sangue, adotar criancas da Etiopia, dar comida ao pobres ou qualquer outro ato de amor ao proximo. E mais uma vez, eu me deparei com muitas caracteristicas da minha personalidade nesse artigo. Quem leu meu posto sobre "Coisas pra fazer antes de morrer", saber que mais da metade dos itens englobam a filantropia como objetivo principal.

E entao me venho a duvida: Qual das duas me descrevem afinal?

Tem muitos momentos em que eu simplesmente quero ficar longe de toda a humanidade, sentindo um verdadeiro asco da minha propria especie. Ou simplesmente me excluo por timidez. muitas vezes, o desinteresse pela vida alheia me remete a auto-exclusao do meio, que sao naqueles dias em que nao ha pessoa no mundo que me faca sorrir ou contar uma piada. Quando acordo assim, eu simplesmente nao quero ouvir, nao quero falar, nao quero saber, nao quero nada. Acredito que quem leia isso possa pensar que eu sou arrogante ou orgulhosa. Garanto que nao sou. Como dito anteriormente, sao apenas pequenos momentos de exclusao.

Entretanto... E incrivel o fato de que, quando esse momento misantropo passa, a Sara Filantropa vem com forca total, me enchendo de compaixao e altruismo. De repente, eu sinto que todas as pessoas do mundo estao em mim e eu estou em todas as pessoas. Tudo sou eu e eu sou tudo.

Nao sei achar um bom argumento sobre o que me leva a ter diferentes niveis de personalidade. Tambem nao consigo entender o que muitas vezes se passa dentro de mim.Mas as vezes, e como se fossem muitas pessoas diferentes dentro de um corpo apenas.

Creio que nao se possa nomear isso de hipocrisia.

O que eu sou, ainda nao tem nome.

3 comentários:

  1. Yes! Parabéns pelo texto tão bem escrito que me identifiquei completamente, tbm. Logo percebo que não sou a única no mundo que me comporto como misantrópica, mas tenho a essência motivadora da filantropia.
    Enfim, é questão de momentos quando se fala nesses assuntos, mas vale muito a gente investir no que realmente vale a pena e aprender com tudo isso.
    HUGS *-*

    ResponderExcluir
  2. Sinto-me menos misantropo ao discutir, mas, afinal a verdade é tanto cara quanto coroa. Insignificante ser luz ou frio. Significante seria nossa Lua colidir com vosso Sol.

    ResponderExcluir
  3. Ual. É tão confortante saber que não sou um em 1 milhão. 🤘💜

    ResponderExcluir