Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Em Defesa do Tecido Adiposo

Estava esses dias a atravessar a Protásio Alves calmamente, quando me dei conta de algo essencial para o mundo: Se ele realmente te ama, não vai querer que tu emagreça. Sei, não é a coisa mais comum de se pensar em uma manhã qualquer, ainda mais quando o pensamento em questão não faz o menor sentido quando se está atravessando a rua, mas essa não é a questão. O fato é que me atingiu em cheio a cabeça e pude perceber que era verdade. Acho que foi o sussurrar astuto de algum anjo nos meus ouvidos para que falasse isso para o mundo. Talvez tenha sido um sinal divino. Não importa. Só preciso escrever sobre isso, antes que me esqueça. Então lá vai a conclusão que eu cheguei: Quem ama, ama por completo.

Me dói no coração ver tanta mulher bonita querendo parecer um palito pra querer agradar o público masculino. Tanta gordinha sexy se achando feia por que tem alguma sem-sal-anêmica estampando as revistas como o símbolo do corpo padrão. Meninas, vocês não precisam disso. E, caras, vocês são uma vergonha para o ego masculino se realmente consideram sobre o assunto. Ou se esqueceram que no século XVIII a barriga proeminente era a coisa mais sensual que uma mulher poderia ter? Claro que se esqueceram. Preferem que a gordura esteja recheando as coxas e a bunda, repletas de celulite para agradas vossos desejos estúpidos. Sério? Mulher melancia é mais desejada do que a Adele? Daí virão os mais liberais e dirão que a Adele não tem "AQUELAS" coxas. Claro que não. A genética abençoada dos coxões só cabe a nós, brasileiras sofríveis que precisam se cuidar para não acabar como monstros mitológicos da ancas estupidamente largas. Bom, meus amigos, a mulher melancia não tem AQUELE rosto. AQUELA voz. AQUELA criatividade. Não sou fã da Adele e muito menos da Mulher melancia. Obviamente, admiro muito mais a uma do que a outra por questões obvias que somente seriam duvidosas caso eu possuísse um pênis no meio das pernas e tivesse os olhos nos testículos para defender tamanha atrocidade.

Se ele te ama, não vai querer que tu emagreça. Repito e repito de novo, continuamente, quantas vezes eu quiser. Homem que é homem gosta de carne. Mas homem que é homem gosta de cérebro também. Afinal, se assim não fosse, vocês poderiam viver felizes com uma criação infinita de cabras ou uma coleção generosa de bonecas infláveis. E, que Deus me abençoe, estou profundamente errada. De uns tempos pra cá, tenho vivido de forma pacífica com o sexo masculino. Não tenho atacado nem suas imaturidades, nem suas burrices, nem suas grosserias, nem sua falta de sutileza. Na verdade, tenho deixado os campos de guerra para dar espaço a uma enorme bandeira branca de trégua enquanto penso sobre largar de vez essa vida de agressividade. Algo bem difícil de se fazer depois de uma vida inteira sendo boa em odiar, mas a gente tenta. E estou, com todas as minhas forças (choquem), tentando ser pacífica e leve. Não sou boa nisso. Minha escrita tem a tendência em ser agressiva com coisas que não suporto (i love it!), mas tenho certeza que vocês são machos o suficiente para me aguentar (não são?). Parei de provocação. Juro.

Se ele te ama, não vai querer que tu emagreça. Entendeu? Não vai querer mesmo. Mulheres, parem com a nóia. Amor de verdade não se importa. Se ele te ama mesmo, não vai querer que tu emagreça. Se ele te ama MESMO, é capaz de até engordar por ti se isso for te fazer feliz e se sentir menos sozinha. Se ele te ama, tu vai continuar linda de qualquer maneira. Pra ele tanto faz se é loira, morena, gorda, magra. Vai continuar te amando. Certo, meninos (e se vocês negarem, invado suas casas de noite e taco fogo em vossos membros)?

Claro que não me refiro à obesidade mórbida. Isso sim seria preocupante e dai a coisa muda totalmente. Daí eu apoio que o cara queira que tu emagreça, por que, minha amiga, obesidade demais pode acabar com a tua saúde. De que adianta não ser anoréxica se tu for tão gorda a ponto de ser doente? Não, não e não. Saúde acima de tudo.

Agora, se tu for uma daquelas gordinhas lindas e simpáticas que trabalha, estuda, come um xis tudo no almoço e ama rock'n roll, eu estou do teu lado para se manter assim. Seja gordinha e seja feliz e seja sexy. E se o bundão do teu namorado não pode viver com isso, sempre haverá um que possa. Acredito que os direitos da mulher vão muito mais além do que aborto ou prostituição. Existe muito padrãozinho precisando ser quebrado, muito dogma antigo que precisa sair de circulação. Ser gorda hoje em dia é quase um protesto contra o sexismo. É uma revolta da mulherada contra essas agencias de moda que só contratam meninas com as costelas expostas e os peitos muito mal desenvolvidos. É um grito de guerra contra a mídia, os homens e as revistas de dieta que lucram em cima da falta de autoestima.

Diga não à magreza exagerada. Diga não à obesidade mórbida. Diga não ao neandertal com cérebro de milho que segura tua mão. Se ele te ama, ele não vai querer que tu emagreça. E isso não vale apenas para os homens, vale também pra família. Quem te ama, vai te achar incrível de qualquer jeito. Com setenta ou quarenta quilos.

Hey GNT, Playboy, Vogue, Elle, Maire Claire e companhia... Vivam com isso.


 


 


 


 


 


 


 


 

"Por que há direito ao grito, então eu grito". – Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário