Translate

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Bode Expiatório

Políticos Corruptos. Não preciso dizer mais nada, né? Não, não preciso. A lei do colarinho branco. Lavagem de dinheiro. Dólares na cueca. Mensalão. A vergonha do governo Lula. A vergonha do governo Dilma. A vergonha do PT. A vergonha do PSDB. A vergonha do PSOL. Todos são uma vergonha. Político é tudo corrupto e é só por isso que o Brasil tá uma merda. Certo, galera? Pois eu digo não.

Que história é essa agora de todo mundo se revoltar contra corrupção? Abriram os olhos só agora, minha gente? Pois eu digo não. Então o povo brasileiro ficou mais ligado na politicagem agora? Então o povo brasileiro sabe criticar o Estado, agora? Pois eu digo não. Sabe qual o meu problema em aceitar essa pseudo evolução sociológica? Por que tá tudo errado. O povo não tá mais inteligente, a minha vizinha não anda lendo Veja e o trabalhador nosso de cada dia não quer saber do que Marx pregava. Eles só repetem. Crianças que estão aprendendo a falar, é isso que o povo brasileiro representa. E falam tudo gaguejando, tudo errado, tudo estranho. Falam pela primeira vez, achando que sabem demais. Nunca pegaram um livro na mão sobre assunto, nunca sentaram um segundo pra ler sobre política. Mas quem precisa disso quando se sabe muito bem que os políticos são todos corruptos e o Brasil jamais vai ir pra frente por culpa deles? Essa é a questão. A culpa não é dos caras engravatados. A culpa não é da Dilma, se tem pobreza. A culpa não é do Tarso se a educação tá uma bosta. A culpa é toda nossa. Tu quer a diferença, meu amigo? Seja a diferença.

Quantos mandatos já tivemos mesmo? Quantas leis? Quantas Constituições? Quantos políticos? Muitos. E ainda assim havia pobreza, corrupção, morte, violência, desigualdade, analfabetismo, preconceito, fome, blá blá blá. E daí me vem o povo e diz com a boca cheia que a gente tem mais é que tirar esses políticos corruptos do senado. Daí me vem o povo com o peito todo inflado e diz que a gente tem mais é que por fogo lá no Supremo Tribunal Federal. Daí me vem eu lá no primeiro semestre da faculdade de direito, com uma mochila enorme dos Beatles, um all star surrado e uma cara de "eu sei mais das coisas do que vocês" e digo pra todo mundo que política é uma bosta e o direito é uma bosta e estudar sobre tudo isso não vale a pena. Quer saber? Deveriam ter é enchido a minha cara a tapa. Por que eu, na minha rebeldia pseudo intelectual, era apenas mais uma da massa tentando gritar vitória sobre assuntos que não entendia. Por que eu, com meu parco conhecimento e minha cultura completamente influenciada por caras geniais como o Datena, fazia grito de guerra e culpava toda a câmara de deputados por todos meus problemas econômicos. Por que eu, na minha ignorância imatura, fazia críticas repetitivas e acusações mal fundamentadas sobre pessoas que não conhecia e profissões que não entendia.

Eu sou parte do povo e o povo me ensinou que a minha pobreza, a minha ignorância, a minha má educação e qualquer outra circunstância dificultosa, provém do mau exercício político daqueles caras enrugados nos quais meus pais votavam. Quer dizer então que o mundo inteiro tá uma merda sem fim por que o pessoal lá do senado não sabe trabalhar direito? Sério? Então eu frequentei a escola por treze anos e agora frequentarei a faculdade por mais cinco anos só pra quando chegar lá no dia da minha graduação eu poder sentar e dizer "É, o país tá uma merda"? Não! Não, não pode ser assim! De que vai valer a minha vida se eu não fizer nada para muda-la? De que utilidade eu terei se não puder fazer nada no mundo, no país, no bairro em que eu moro? Isso é política! Viver em sociedade e influenciá-la de modo direto ou indireto é política. Dar o calote, não devolver o troco, mentir, roubar, convencer para fins ilícitos... Isso é política. Protestar, gritar, fazer baixo assinados, lutar... Isso é política. O ser humano, apenas por ser um ser sociável, é político por natureza. E eu, com toda a minha capacidade política de fazer política, apenas deixo a minha bunda parada no sofá enquanto reclamo do meu salário baixo e culpo mil e um políticos corruptos e malvados.

Mas, esperaí... Quem foi que votou neles mesmo? Será que fui eu, aquela tristonha pessoa que caminhava de ombros baixos e olheiras fundas, odiando o dia ensolarado e o dever de votação que esses políticos corruptos me fazem ter, pensando nos milhares de números que os candidatos diziam nas propagandas e em qual me parecia mais sonoro ou mais a ver com meu zodíaco? Fui eu, na minha ignorância, na minha indiferença e no meu costume tipicamente brasileiro de empurrar tudo com a barriga, que fui até a maldita urna e digitei o número mágico. Fui eu! A que entende tudo de política e sabe que todo mundo é corrupto. Pô, se fosse eu lá a coisa ia ta muito diferente. Pô eu ia acabar com a fome dos cearenses, ia acabar com a seca lá do nordeste, ia abrir escolas lá em Tocantins, ia parar com o desmatamento da Amazônia e ia criar um monumento do Che Guevara lá do lado do Cristo Redentor. Pô, eu ia mandar tropas da marinha pra levar comida lá pra Cuba e pra África, eu ia ter uma aliança com o Barak e nunca mais ia permitir a exploração internacional do nosso petróleo. Pô, eu ia fazer e acontecer. Eu ia pôr esse país a baixo. Por que a Dilma não sabe fazer isso. Por que o Lula não soube fazer isso. Mas eu... aaah, eu ia!

Não, minha filha! Não! Os caras são presidentes e não uma liga de super-heróis da Marvel. Eles são pessoas com um emprego qualquer, ganhando em um mês cinco vezes mais o que tu jamais vai ganhar em cinquenta anos, tentando fazer algo pelo povo ou por eles mesmos. Os caras roubam. Roubam sim e roubam na cara dura, mas não vem me dizer que a tua fome é culpa deles. A economia tá uma bosta? Vai lá estudar sobre isso e fazer tua parte. A política tá uma bosta? Vai lá e vira presidente então, muda esse país de merda. Mas ficar gritando aos quatro ventos, sem o mínimo conhecimento, que o país tá uma merda por que político é tudo corrupto... Bom, isso aos meus ouvidos soa mais como bode expiatório. Claro né, a copa é tão linda que a gente não tem tempo de pensar em toda a merda que vai dar depois que o Brasil estourar os cofres públicos de dívidas e mais dívidas devido a essas construções e restaurações de ultima hora. Claro né, o nosso carnaval é tão lindo e a nossa cultura de "ôxe mainha, deixe isso pra depois" é tão genial que ninguém precisa de mais motivos pra se preocupar. O nosso país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza só tem mesmo é que reclamar de político. Político é tudo corrupto. E o povo só se dá mal por que somos vítimas nas mãos desses vilões. Coitadinhos de nós, população brasileira, que sofremos dessa desigualdade social. Culpa da política. Tudo culpa da política. Se meu filho usa maconha por que eu eduquei mal, é culpa da politica. Se minha filha deu pro tio do armazén e agora foi presa por ter abortado aos quinze anos, é culpa da política. Não tem nada que ver com educação, com costumes ou com o mínimo de bom-senso. Não tem nada que ver com a maldita mídia influenciadora de cabeças de vento. Não tem nada que ver com o comodismo exagerado. Nadinha. É tudo culpa de politico corrupto, esse câncer da nossa sociedade.

ACORDA PORRA! Como vocês não conseguem enxergar que as coisas não vão melhorar com uma criticazinha de merda publicada no facebook? Ficar aí sentadinho na frente do computador, repetindo todas as críticas que tu ouve na tv é fácil. Quero ver tu dar a cara a tapa lá no palanque e mostrar pra quê tu veio ao mundo. Tá infeliz, meu amigo? Vai lutar pela tua felicidade então. Tá querendo acabar com a corrupção? Para de ser corrupto então. O mundo tem que mudar a partir da gente. Quer diferença? Quer respeito? Quer igualdade? Seja diferença, seja respeito, seja igualdade. O teu mundo começa dentro de ti e não na mesa do senado. Posso te contar um segredo? Enquanto tu se descabela pelas ações erradas dos outros, eles cagam pra ti e pra tua revoltinha silenciosa. Enquanto tu ta aí culpando a Dilma pelos moradores de rua não terem um futuro, ela continua sentadinha no trono de ouro, feliz da vida pelo aumento dos impostos. Então, por favor, deixa de ser idiota e vai lutar. Mas luta de verdade, luta com vontade, luta com ardor. Transforma essa raiva em talento, cresce, vai atrás da evolução.

Pra finalizar, preciso ainda dizer que o Brasil não vai mudar de acordo com os políticos. A política em si é uma ciência altamente questionável, então por que confiar em pessoas que se julgam merecedoras de confiança? É confiança demais, segurança demais, falsidade demais. Acredito que a mudança seja uma questão de iniciativa, de coragem, de caráter. Vejo uma grande evolução na historia desse país, com essas marchas pela legalização disso e daquilo. Fico feliz em ver que a revolta renasceu no coração brasileiro, que a movimentação e inconformidade finalmente ganharam voz. Admiro essa coisa toda de pegar um alto-falante e tentar abrir os olhos dos nossos amigos cegados pelo brilho imundo que o mundo descarrega sobre suas mentes. Ainda temos um caminho muito longo a percorrer, mas já vejo um inicio. Embora a ignorância me entristeça, a chama viva da revolta me faz ter esperanças, e a essa chama eu dedico esse texto. FAÇA A DIFERENÇA, COMEÇANDO POR VOCÊ. O país tá uma droga, mas ficar aí criticando os caras de Brasília não vai adiantar nada. Trabalhar oito horas por dia é difícil, eu sei. Mas ficar aí falando mal de quem ganha mais não vai te fazer mais rico ou mais justo. Vamos à luta juntos, com respeito, determinação, coragem, paixão e discernimento. O Brasil precisa de gente que pensa, de gente que sabe. A nossa maior revolta é ter inteligência o suficiente para questionar o mau comportamento de quem se diz mais inteligente do que nós.

Estão preparados, companheiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário