Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

O tempo não cura

É. É isso mesmo que ta escrito aí em cima: O tempo não cura.

Acabei de ler ali no facebook que o tempo cura tudo. E vomitei encima do teclado. O tempo não cura, caramba! Quem foi que disse isso? E se você sofre de hipertensão ou não gosta de ser desiludido, não leia esse texto, por que eu vim aqui só pra desmentir esse mito horrível que tem enganado todo mundo por gerações. O tempo é apenas o tempo. Sabia? A afirmação pode até ser idiota, mas é verdadeira. O tempo não é nada mais do que os segundos e as horas e os dias e as semanas passando e passando, não importa o que aconteça. Ou tu achas o quê, minha filha? Que tu vais acordar depois da tempestade e se sentir maravilhosa só por que algumas horinhas passaram? Mas que baita mentira! Tu achas o quê? Que o mundo vai parar de girar só porque essa dor aí tá te matando? Que nada! O mundo é cruel. É foda de viver aqui, sabia? A gente acha que é bonitinho e poético e tal, mas não é nada disso. Um belo dia tu vais acordar e tua vida inteira vai cair na tua frente. E daí? Tu vais ficar sentadinha esperando o tempo passar e te curar ou vai ir lá e lutar? Vamo, cara. Levanta! Vamo lutar, vamo lutar!

Quer saber da verdade? Da verdade mesmo? Quer? Ó, te prepara em... Lá vai: Quem cura alguma coisa nessa porra toda, é tu. Não tem muito a ver com o tempo, não! Pode acreditar em mim. Sabe que que o tempo faz? Ele ajuda. Sabe? Sabe aquele tempo, tempinho, tempão, que passa depois dos problemas? Pois é... É tu que escolhes como vai gastá-lo, é tu que escolhes como vai aproveitá-lo. E a gente pode usar do jeito que quiser. Tu pode passar meses, anos, séculos chorando pelo leite derramado. Tu pode viajar pra esquecer e fazer tua nova estrada. Tu pode estudar pra tirar tua cabeça do foco ruim e redirecioná-la para algo que traga resultados. Tu pode entrar na academia e malhar até ficar toda dura de tanta determinação, só pra fazê-lo passar mais rápido. Não importa o que tu vais fazer, contanto que escolha! A escolha, o livre-arbítrio, já ouviu falar? Ahh... Aquela sensação de... De liberdade! Escolha! Escolha! Não é o tempo que vai vir que nem uma onda e levar teus problemas pro fundo do mar. É tu. Tu que vai seguir outro rumo, olhar pro outro lado, tentar diferente. É tu que vai sentar e chorar por anos por algo imutável. É tu que vai se trancar na frente da televisão pra não lembrar. É tudo tu! O tempo só te dá a possibilidade de ter o outro dia, o outro minuto, a outra oportunidade. O tempo faz seu papel de tempo quando passa a teu favor. O tempo faz seu papel de tempo quando separa o passado do presente e do futuro. E acredite se quiser, é isso que torna o tempo nosso grande privilégio.Quer um conselho? Vem comigo. Vamos converter essa desgraça em algo produtivo. Vamos? Sem contar com o tempo, com o milagre, com a religião ou com a inveja. Não, não. Sem ilusões e sem inveja. Limpa tudo, minha querida. Vai limpando tudo. Enquanto tu não se livrar do ruim não vai ter segundo passo, então vai lá e limpa. Afinal, temos todo o tempo do mundo. Pega teu tempo pra tirar o veneno que te corrói. Depois, pega teu tempo pra se reconstruir. Depois, pega teu tempo pra errar de novo. Depois, pega teu tempo pra crescer. E assim a gente vai, nesse ciclo todo bonito da renovação. Renove-se! Mas não desiste não, por que a desistência é ainda pior do que a passividade. Tem gente que não desiste, mas por algum motivo, também não luta. Tenho fé nessas pessoas passivas: gosto de acreditar que um belo dia elas vão ter um impulso de vida e BUM! Tudo passará a fazer sentido. Mas quanto aos que desistem... Bem, por esses eu fico triste. Fico triste e ignoro também. Ignoro tudo que gosta de ser ignorado. Sabe, aquela história do "cuidado com o que deseja?". Pois é.

Então limpa o rosto, engole o soluço e levanta a cabeça. Vai lá, empina beeeeem esse nariz. Quero ver tu olhando pra frente grávida de vida, que nem a Macabéa que a Lispector matou. Vamo lá, para de lamentação. Eu sei que é difícil, mas para com isso. Sabe esse mundo todo tosco e poluído? A gente vê ele do jeito que quiser. Sabe a nossa vida toda errada e fora do lugar? A gente faz ela do jeito que quiser. Sabe qual o segredo? Acreditar. Vem, vem aqui e para de ficar triste. Sabe tudo que tu mais quer no mundo? Pensa bastante nisso. Pensa nisso o tempo inteiro. Viva por isso. Fale sobre isso. Procure sobre isso. LUTE por isso. Sabe toda essa tua energia estática que sempre faz teu cabelo levantar no dia de chuva? Essa é a grande mágica, meus amigos. É nisso que precisamos acreditar, na nossa energia. Então, presta bastante atenção no que eu vou te falar: Acredite. Se algo nesse mundo te faz sentir mal, mande luz e amor e tudo de bom. Isso ajuda a purificar os sentimentos e renovar as crenças. Sabe aquelas pessoas que te deixam triste, que te deixam irritada, que te humilham, que não merecem um pingo da tua atenção? Não chore por elas, não se irrite por elas. Mande amor. Mande luz. Mas mande verdadeiramente, o que também é muito difícil. O segredo está em se ver além. Todos temos problemas, todos somos humanos. Todos erramos, todos magoamos, todos somos magoados. A psique humana vai muito além do superficial sociológico que diariamente somos obrigados a assumir. Raramente as pessoas mostram seus medos, suas fraquezas, seus sonhos. Raramente nos importamos com isso. Então tente ver além. O tempo não faz as pessoas deixarem de ser tristes, irritadiças, mesquinhas ou fúteis. O tempo dá a chance que elas mesmas se modifiquem. Então para com essa mania de pensar que daqui a tal tempo tal pessoa vai ficar bem. Dependerá dela. Para de ficar pensando que tudo vai melhorar daqui há dois meses. Vai depender de ti. O mundo não para de girar pra que as pessoas arrumem tudo. Muito pelo contrário: Enquanto o tempo passa, só vem a impossibilidade do retrocesso. Vamos empilhando erros, lágrimas, rugas, sujeira, morte e dor. Vamos só empilhando por que não há volta. Daqui há algum tempo, tudo pode ficar pior. Sabia? A gente vai empilhando sujeira aos montes. O mundo vai, pouco a pouco, se deteriorando. As pessoas vão, pouco a pouco, se aproximando da morte natural. Então, acredite em mim: Não dependa do tempo. Faça o tempo depender de ti. Usa ele a teu favor. Pega tuas experiências, tuas dores, tuas alegrias e converte tudo em alguma solução, em alguma resposta, em alguma maneira de seguir em frente. Sempre, sempre em frente. O ser humano tá fadado a evoluir sempre, já sabemos disso. Não precisamos de religião pra comprovar o destino lógico da humanidade, já que a própria ciência sabe que a gente só pode evoluir.

Vai, levanta logo. O tempo não cura. O tempo não apaga. O tempo não faz nada além de te empurrar pra frente. Então aprende a não ficar estagnado. Aprende a sofrer, a chorar e a odiar apenas o suficiente pro teu crescimento. Na hora certa, tu vais saber o que fazer com todo o sentimento ruim que te invade. Na hora certa, tu vais amadurecer e perceber que a vida é muito mais simples do que parece. A gente não tá aqui só pra encher linguiça. A gente tá aqui pra transformar esse planeta horroroso em algo melhor pra se viver. Então vai lá, abre a tua janela. Tá vendo a chuva? Pois é, o tempo tá ruim. Mas ele não vai parar de andar enquanto tu tens medo de pegar uma gripe. Sorria! A chuva vem pra nutrir essa natureza linda. Daqui a pouquinho o sol sai de novo e seca tudo, então aproveita. Vai lá e te molha. Te arrisca, te supera. Esquece desses limitezinhos idiotas que te prendem dentro de casa, o mundo tem muito mais do que isso pra oferecer. Agora, por favor, sai daí de uma vez e vai lá te molhar que eu já to indo também. O tempo não cura gente, o tempo não cura. Mas eu. Eu e tu. Nós, sabe? Nós podemos nos curar.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário